joana-tulipasroxas.blogspot.com
As Tulipas Roxas do Senador: Dezembro 2008
http://joana-tulipasroxas.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES? As Tulipas Roxas do Senador. Domingo, 21 de dezembro de 2008. Não há meias liberdades" de Manuel Alegre. Declaração política na Assembleia da República. 8220;Senhor Presidente, senhores Deputados. Um grande europeu, André Malraux, que foi também na sua juventude um anti-fascista, disse que “o racismo é o mal absoluto”, um mal que nós temos de condenar com todas as nossas forças, fazendo respeitar a nossa Constituição, os valores essenciais da nossa democra...8220;Quer...
joana-tulipasroxas.blogspot.com
As Tulipas Roxas do Senador: “Clavis Prophetarum”, Padre António Vieira
http://joana-tulipasroxas.blogspot.com/2008/11/clavis-prophetarum-padre-antnio-vieira.html
THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES? As Tulipas Roxas do Senador. Sábado, 1 de novembro de 2008. 8220;Clavis Prophetarum”, Padre António Vieira. Entre 1659 e 1665, Padre António Vieira estrutura a que consideraria ser a sua maior obra. Em português “chave dos profetas”): 59 capítulos que responderiam cada um a uma pergunta que Vieira listara nesse intervalo de tempo. Esses 59 capítulos estariam contidos nos planeados 7 livros. Em 1963 acrescentou ao plano uma obra introdutória. Ver o meu perfil completo.
joana-tulipasroxas.blogspot.com
As Tulipas Roxas do Senador: Memória ao Conservatório Real
http://joana-tulipasroxas.blogspot.com/2008/12/memria-ao-conservatrio-real.html
THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES? As Tulipas Roxas do Senador. Domingo, 14 de dezembro de 2008. Memória ao Conservatório Real. Garrett conta que a história de Frei Luís de Sousa tem a mesma simplicidade que uma fábula trágica antiga. A extrema-unção e a sensibilidade cristãs estão presentes nela “acendendo até nas últimas trevas da morte, a vela da esperança que não se apaga com a vida”. Pela sua forma, a obra de Garrett é um drama; pela sua índole, a obra de Garrett é uma tragédia antiga. Garrett ofe...
joana-tulipasroxas.blogspot.com
As Tulipas Roxas do Senador: Alexandre Herculano (1810-1877)
http://joana-tulipasroxas.blogspot.com/2009/03/alexandre-herculano-1810-1877.html
THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES? As Tulipas Roxas do Senador. Sábado, 14 de março de 2009. Escritor, historiador e jornalista nascido em Lisboa. Influenciado pelo seu amigo Almeida Garrett, Herculano dedicou-se ao romantismo e ofereceu, pela primeira vez, a historicidade à narrativa literária portuguesa. Íntimo com a natureza, era nela que se refugiava não só para escrever as suas narrativas como também os seus poemas. Eurico, o Presbítero. Subscrever: Enviar comentários (Atom).
joana-tulipasroxas.blogspot.com
As Tulipas Roxas do Senador: Março 2008
http://joana-tulipasroxas.blogspot.com/2008_03_01_archive.html
THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES? As Tulipas Roxas do Senador. Segunda-feira, 10 de março de 2008. A capacidade de pensar, opinar e reflectir é própria do ser humano. Este rege-se pelos valores da comunidade em que está inserido e são estes valores os factores principais que criam a opinião pessoal. A evolução da comunidade cooperou no aparecimento de novos meios de comunicação: televisão, rádio, Internet…. Ver o meu perfil completo.
joana-tulipasroxas.blogspot.com
As Tulipas Roxas do Senador: Março 2009
http://joana-tulipasroxas.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES? As Tulipas Roxas do Senador. Sábado, 14 de março de 2009. Escritor, historiador e jornalista nascido em Lisboa. Influenciado pelo seu amigo Almeida Garrett, Herculano dedicou-se ao romantismo e ofereceu, pela primeira vez, a historicidade à narrativa literária portuguesa. Íntimo com a natureza, era nela que se refugiava não só para escrever as suas narrativas como também os seus poemas. Eurico, o Presbítero. Ver o meu perfil completo.
bruna-matias.blogspot.com
Espelho: Bernardim Ribeiro
http://bruna-matias.blogspot.com/2009/03/bernardim-ribeiro.html
Terça-feira, 10 de março de 2009. Bernardim Ribeiro foi um escritor português renascentista. Da sua vida, praticamente, nada se sabe ao certo. Presume-se que nasceu por volta de 1482. Não se conseguiu ainda provar que este poeta Bernardim Ribeiro e um seu homónimo que frequentou, entre 1507. A Universidade de Lisboa,. E que em 1524. Foi nomeado escrivão da câmara, fossem a mesma pessoa. Bernardim pertenceu à roda dos poetas palacianos juntamente com Sá Miranda, Gil Vicente. Esteve algum tempo na Itália.
bruna-matias.blogspot.com
Espelho: Outubro 2008
http://bruna-matias.blogspot.com/2008_10_01_archive.html
Terça-feira, 14 de outubro de 2008. A sua obra chamou-se "Paráfrase e Concordância de Algumas Profecias de Bandarra. E foi editado por D. João de Castro. A obra foi interpretada como uma profecia, ao regresso do Rei D. Sebastião após o seu desaparecimento na Batalha de Alcácer-Quibir, em Agosto de 1578. Em 1815 é editada uma nova edição com o título: " Trovas Inéditas do Bandarra". 160;Entre 1822 e 1823, saí mais uma edição com o título: "Verdade e Complemento das Profecias. Para Fernando Pessoa, a argum...
bruna-matias.blogspot.com
Espelho: Memória ao Conservatório Real de Almeida Garrett
http://bruna-matias.blogspot.com/2008/12/memria-ao-conservatrio-real-de-almeida.html
Domingo, 21 de dezembro de 2008. Memória ao Conservatório Real de Almeida Garrett. Na Memória ao Conservatório Real, lida quando ofereceu o "Frei Luís de Sousa" à prestimosa instituição, afirma Garrett que a peça capaz de entusiasmar o homem moderno é o drama romântico. Expõe esse acerto comentando a peça que leva na mão. Almeida Garrett não quis fazer uma trágedia e, continua a expor o dramaturgo que não lhe deu o nome de tragédia, porque:. O assunto não é antigo;. Não quis usar o verso;. Sem estes R...
bruna-matias.blogspot.com
Espelho: Alexandre Herculano
http://bruna-matias.blogspot.com/2009/03/alexandre-herculano.html
Segunda-feira, 30 de março de 2009. Alexandre Herculano nasceu em Lisboa. Em 28 de Março. Numa modesta família de origem popular. A sua infância e adolescência não pode ter deixado de ser profundamente marcado pelos dramáticos acontecimentos da sua época: as invasões francesas. O domínio inglês e o influxo das ideias liberais. Até aos 15 anos frequentou o Colégio dos Padres Oratorianos de S. Filipe de Néry, então instalados no Convento das Necessidades em Lisboa. A fim de cercar e tomar a cidade do Porto.