terra-universo-de-vida.blogspot.com
Terra, Universo de Vida: Dezembro 2009
http://terra-universo-de-vida.blogspot.com/2009_12_01_archive.html
Terra, Universo de Vida. Quinta-feira, 17 de dezembro de 2009. 4 Ciclo de vida haplonte - espirogina. A espirogira é uma alga de água doce. Reproduz-se assexuadamente, por fragmentação. Em condições favoráveis e, quando as condições são desfavoráveis, a espirogira reproduz-se sexuadamente. Processo de reprodução sexuada da espirogira:. Nas células de dois filamentos que se encontram próximos;. Essas saliências crescem e entram em contacto. Num dos filamentos, observa-se a condensação. Após a fecundação;.
carina9.blogspot.com
Abril 2009 | Biologia & Geologia
http://carina9.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
30 de abril de 2009. Tal como os seres fotossíntéticos, os seres quimiossíntéticos. Também produzem compostos orgânicos a partir da fixação de dióxido de carbono disponivel no meio, os electrões não são obtidos de agua mas de outras moléculas inorgânicas comio o sulfureto de hidrogénio ou o amoniaco. Outra coisa que podemos ver é que estes seres em vez de energia solar utilizam a energia resultante da oxidação destes compostos. Postado por Carina Fernandes. 29 de abril de 2009. Alguém sabe o que é isto?
vaniateixeira.blogspot.com
BIO/GEO blogger: Novembro 2009
http://vaniateixeira.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
Sexta-feira, 13 de novembro de 2009. Á umas "semanitas" atrás o nosso professor José Salsa propõe-nos como normalmente, um trabalho relatorial em que a questão central foi : "A fase mitótica nas células vegetais (da cebola)". Foi muito interessante obeservarmos e procurarmos com o auxilio do microscópio optico fases distintas. Eu e o meu grupo conseguimos viusualizar a anáfase mas a maioria das células encontrava-se na interfase. Publicada por Vânia Teixeira. É a etapa mais longa da mitose;. A anáfase co...
vaniateixeira.blogspot.com
BIO/GEO blogger: Fósseis
http://vaniateixeira.blogspot.com/2010/06/fosseis.html
Sábado, 5 de junho de 2010. Na imagem está presente um fossil conservado numa rocha sedimentar. Od fosseis são considerados restos ou vestigios de seres vivos que viveram em tempos geológicos anteriores e que foram contemporâneos da génese da rocha que os contém (como na foto). Após a morte, os seres ficam incorporados nos sedimentos. O que acontece mais frequentemente é que esses organismos desaparecem, sendo comidos por outros ou então são destruidos pelos decompositores. Publicada por Vânia Teixeira.
vaniateixeira.blogspot.com
BIO/GEO blogger: Polimorfismo e isomorfismo
http://vaniateixeira.blogspot.com/2010/06/polimorfismo-e-isomorfismo.html
Sábado, 5 de junho de 2010. Existem minerais que, embora quimicamente diferentes, appresentam a estrutura interna idêntica e formas externas semelhantes, designando-se esses minerais por substâncias isomorfas. Em certos casos de substâncias isomorfas, pode ocorrer a substituição , na rede estrutural, de um tipo de ião por outro diferente. Publicada por Vânia Teixeira. Espero que gostem do meu blog! Estrtégias de Reprodução assexuada. A minha Lista de blogues. Comportamento mecânico das rochas.
vaniateixeira.blogspot.com
BIO/GEO blogger: Setembro 2009
http://vaniateixeira.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
Quarta-feira, 16 de setembro de 2009. De volta as’ aulinhas =DD. A partir de agora vou dar entrada a assuntos do 11º ano =D, visto que transitei de ano e decidi continuar com este mesmo blog. O professor José Salsa continuou a ser professor da minha turma e isso fez com que levasse este projecto para a frente. Gostei muito, pois além de nos ajudar nas notas é divertido e interessante =). Publicada por Vânia Teixeira. Espero que gostem do meu blog! Estrtégias de Reprodução assexuada.
bioterra-catarina.blogspot.com
BIOTERRA: Ser vivo da semana... Pirarucu
http://bioterra-catarina.blogspot.com/2009/10/ser-vivo-da-semana-piracucu.html
Domingo, 30 de maio de 2010. Ser vivo da semana. Pirarucu. Pode medir quase 5 m e pesar até 200 kg. Tem escamas grossas e grandes. A bexiga natatória funciona como um órgão de respiração, com o qual pode tomar ar e sobreviver em águas pantanosas e pobres em oxigénio. Grande variedade de peixes. Lagos e rios de pouca corrente. Encontra-se nos rios da América do Sul, principalmente na bacia do Amazonas. Etiquetas: Ser vivo da semana. Write here, about you and your blog. Ser vivo da semana. Pirarucu. Ser vi...
bioterra-catarina.blogspot.com
BIOTERRA: Fevereiro 2010
http://bioterra-catarina.blogspot.com/2010_02_01_archive.html
Domingo, 28 de fevereiro de 2010. Ser vivo da semana.Bico em sapato. Possui um aspecto muito particular devido ao seu. Bico enorme , à forma do seu pescoço, ao seu corpo pesado e às suas patas compridas. Mede 1,40 m de altura e a envergadura das suas asas é de 2,60m. Vive na zonas pantanosas e húmidas de água doce com vegetação alta. Rãs e peixes pequenos. Conhece-se muito pouco sobre a sua situação, porque é muito complicado penetrar no seu habitat natural. Etiquetas: Ser vivo da semana. Um iceberg do t...
vaniateixeira.blogspot.com
BIO/GEO blogger: Falhas e dobras
http://vaniateixeira.blogspot.com/2010/06/falhas-e-dobras.html
Sábado, 5 de junho de 2010. As falhas são superficies de fractura onde ocorreu um movimento relativo entre dois blocos. Estas estruturas geológicas podem ser identificadas em diferentes escalas de observação, desde a escala microscópia até zonas de falha, que podem ter milhares de Km2. É comum no trabalho de campo utilizar elementos geométricos caracterizadores de uma falha. As dobras são um tipo de deformação que se traduz pelo encurvamento de camadas inicialmente planas. Publicada por Vânia Teixeira.