acitoimes.blogspot.com
Blog de Notas: Olhar a escola através da Semiótica Social
http://acitoimes.blogspot.com/2007/03/gramtica-da-mensagem-visual.html
Construido a realidade. alargando o conhecimento. Sábado, março 03, 2007. Olhar a escola através da Semiótica Social. Subscrever: Enviar comentários (Atom). Conhecer através da imagem. Olhar a escola através da Semiótica Social. Gramática da Mensagem Visual. A Semiótica de Roland Barthes. Professor de Geografia e Área de Projecto na Escola Secundária Vitorino Nemésio. Ver o meu perfil completo.
acitoimes.blogspot.com
Blog de Notas: Esquemas Conceptuais
http://acitoimes.blogspot.com/2007/03/esquemas-conceptuais.html
Construido a realidade. alargando o conhecimento. Sexta-feira, março 30, 2007. Subscrever: Enviar comentários (Atom). Conhecer através da imagem. Olhar a escola através da Semiótica Social. Gramática da Mensagem Visual. A Semiótica de Roland Barthes. Professor de Geografia e Área de Projecto na Escola Secundária Vitorino Nemésio. Ver o meu perfil completo.
acitoimes.blogspot.com
Blog de Notas: Semiótica Cognitiva
http://acitoimes.blogspot.com/2007/03/semitica-cognitiva.html
Construido a realidade. alargando o conhecimento. Quinta-feira, março 29, 2007. Segundo Jean-Pierre Meunier, a semiótica cognitiva explora a complexidade das relações entre as representações mentais e as operações de inferência efectuadas sobre essas representações; os sistemas semióticos e as tecnologias que lhe servem de suporte; os diferentes tipos de mediação social. Estudos recentes no âmbito da comunicação desenvolveram considerações importantes relativamente ao implícito presente em todas as m...
acitoimes.blogspot.com
Blog de Notas: O Modelo do Grupo µ
http://acitoimes.blogspot.com/2007/02/o-modelo-do-grupo.html
Construido a realidade. alargando o conhecimento. Sábado, fevereiro 17, 2007. O Modelo do Grupo µ. O Grupo µ relativizou a distância entre o signo icónico e o objecto; a percepção de um objecto produz uma imagem mental, que através de um processo de transformação. Assumirá uma forma icónica, com linhas, cores e formas. A percepção de um ícone permite pois um processo de reconhecimento. E uma associação a uma imagem mental do interpretante, havendo depois uma estabilização. O Modelo do Grupo µ.
acitoimes.blogspot.com
Blog de Notas: Fevereiro 2007
http://acitoimes.blogspot.com/2007_02_01_archive.html
Construido a realidade. alargando o conhecimento. Segunda-feira, fevereiro 19, 2007. Signos Plásticos específicos e não-específicos. Os signos plásticos específicos. Da representação visual têm um carácter convencional e pertencem a uma realidade criada pelo autor da imagem. Corresponde ao tamanho da imagem, resultado da distância entre o sujeito fotografado e a objectiva. Corresponde ao que em fotografia se designa por escala de planos, desde o plano geral até ao primeiro plano. As linhas e formas.
digitalomania.blogspot.com
Das figuras rupestres ao bit.: Janeiro 2007
http://digitalomania.blogspot.com/2007_01_01_archive.html
Das figuras rupestres ao bit. Semiótica das representações visuais. O SIGNO SEGUNDO PEIRCE. Fundamentos do Signo segundo Charles S.Peirce. Mas, afinal, para que serve a Semiótica? Ler os signos com a mesma naturalidade com que respiramos, com a mesma prontidão que reagimos ao perigo e com a mesma profundidade que meditamos. 8221; (SANTAELLA, 2000 p. 11). Todo o pensamento é um signo. Mas o que é um signo? PEIRCE, 1977, p. 46). É algo que está para alguém por algo, sob algum aspecto ou capacidade. Sendo l...
omeulivrodefeiticos.blogspot.com
O Meu Livro de Feitiços!!!: Fevereiro 2007
http://omeulivrodefeiticos.blogspot.com/2007_02_01_archive.html
O Meu Livro de Feitiços! Aprender.Partilhar. Colaborar., com o fim de, poder enfeitiçar o computador, por forma a envolver-me cada vez mais nas Novas Tecnologias. Signo Visual: O Grupo Mu. Toda a paisagem não está em parte nenhuma. Na segunda metade da década de setenta, um grupo de investigadores dinamizou novamente as questões relacionadas com a Semiótica. Este Grupo de investigadores faz a distinção entre signo plástico. Expressão) e o signo icónico. Relativamente ao primeiro signo plástico=expressão.
acitoimes.blogspot.com
Blog de Notas: Março 2007
http://acitoimes.blogspot.com/2007_03_01_archive.html
Construido a realidade. alargando o conhecimento. Sábado, março 31, 2007. Conhecer através da imagem. O problema é determinar a articulação entre os signos externos (a linguagem verbal e as imagens materiais) e as imagens e modelos mentais que podemos considerar como representações ou signos externos. Estes são entendidos como “tecnologias da inteligência” e a sua utilização flexibiliza as formas e as operações do pensamento. O pensamento cognitivo está assim dependente da mediação se...Segundo Jean-Pier...
acitoimes.blogspot.com
Blog de Notas: A Semiótica de Roland Barthes
http://acitoimes.blogspot.com/2007/03/semitica-de-roland-barthes.html
Construido a realidade. alargando o conhecimento. Sábado, março 03, 2007. A Semiótica de Roland Barthes. Roland Barthes (1915-1980) usou a análise semiótica na interpretação de imagens de revistas e anúncios publicitários, dividindo o processo significação em dois momentos: denotativo. Relacionado com a percepção simples e superficial; conotativo. Alda Pereira, Gramática da Mensagem Visual. Alda Pereira, Gramática da Mensagem Visual. Subscrever: Enviar comentários (Atom). Conhecer através da imagem.