bio-eportefolio.blogspot.com
Biologia para todos: Abril 2011
http://bio-eportefolio.blogspot.com/2011_04_01_archive.html
Número total de visualizações de página. Domingo, 10 de abril de 2011. Consiste na utilização de células, ou da sua maquinaria enzimática, para a transformação de um substrato num produto estruturalmente relacionado. A bioconversão apresenta vantagens na obtenção de produtos, relativamente aos processos de síntese química tradicional:. Diminui o número de reacções necessárias para a obtenção do produto - produção mais rápida. Permite realizar transformações dificeis de realizar por síntese química. Isola...
bio-eportefolio.blogspot.com
Biologia para todos: Imunidade
http://bio-eportefolio.blogspot.com/2011/04/imunidade.html
Número total de visualizações de página. Sábado, 9 de abril de 2011. Imunidade é a resistência natural ou adquirida de um organismo vivo a um agente infeccioso ou tóxico, ou seja, é a protecção contra doenças infecciosas. A imunidade existe devido ao sistema imunitário. Este é constituído por diversos tipos de células e órgãos, que protegem o organismo contra potenciais agentes agressores. Este é ainda responsável pela destruição de células envelhecidas ou anormais (cancerosas) do próprio organismo.
bio-eportefolio.blogspot.com
Biologia para todos: Alergias
http://bio-eportefolio.blogspot.com/2011/04/alergias.html
Número total de visualizações de página. Domingo, 10 de abril de 2011. São respostas exageradas a determinados alergénios, resultantes de uma hipersensibilidade do sistema imunitário relativamente a alguns elementos como o pólen, os ácaros, partículas de pêlos e penas, pó, etc. No primeiro contacto, geralmente não se produzem sinais ou sintomas. No entanto, alguns dos anticorpos produzidos especificos para esse antigénio, ligam-se a células que ficam sensibilizadas para ele. Enviar a mensagem por e-mail.
bio-eportefolio.blogspot.com
Biologia para todos: Desequilíbrios e Doenças
http://bio-eportefolio.blogspot.com/2011/04/desequilibrios-e-doencas.html
Número total de visualizações de página. Domingo, 10 de abril de 2011. Por vezes, o equilíbrio que envolve os mecanismos de regulação do funcionamento do sistema imunitário é rompido, surgindo doenças imunitárias. Essas doenças podem ser reacções demasiado violentas - hipersensibilidade. Ou respostas insuficientes - imunodeficiências. Os mais frequentes tipos desta doença são:. Enviar a mensagem por e-mail. Dê a sua opinião! Subscrever: Enviar comentários (Atom). A minha Lista de blogues.
bio-eportefolio.blogspot.com
Biologia para todos: Mecanismos de defesa específicos
http://bio-eportefolio.blogspot.com/2011/04/mecanismos-de-defesa-especificos.html
Número total de visualizações de página. Domingo, 10 de abril de 2011. Mecanismos de defesa específicos. Estes são também designados imunidade adquirida. São desencadeados alguns dias após o início da invasão de agentes patogénicos. É uma terceira linha de defesa do organismo. Nos vertebrados existem dois tipos de linfócitos: linfócitos B. Ambos são produzidos a partir de células estaminais na medula óssea, mas os que sofrem maturação no timo. Diferenciam-se em linfócitos B. Deste mecanismos, fazem parte:.
bio-eportefolio.blogspot.com
Biologia para todos: Mecanismos de defesa não específicos
http://bio-eportefolio.blogspot.com/2011/04/mecanismos-de-defesa-nao-especificos.html
Número total de visualizações de página. Domingo, 10 de abril de 2011. Mecanismos de defesa não específicos. Esta resposta imunitária que também pode ser designada por imunidade inata, consiste num conjunto de processos que confere protecção contra agentes patogénicos, algumas toxinas, drogas e células cancerosas. Diz-se que este tipo de resposta é não específica pois actua de igual forma qualquer que seja o agente agressor. Os seus mecanismos mais importantes são:. São, por exemplo, a pele. É desencadea...
e-portefoliobio.blogspot.com
O Lado B, da Biologia: Mecanismos de defesa não específica
http://e-portefoliobio.blogspot.com/2011/03/mecanismos-de-defesa-nao-especifica.html
O Lado B, da Biologia. Quinta-feira, 24 de março de 2011. Mecanismos de defesa não específica. Barreiras físicas ou anatómicas:. Saliva e lágrimas;. A fagocitose consiste na ingestão de partículas ( como por exemplo, microrganismos), e é realizada por alguns tipos de leucócitos. Esta ocorre, no contexto de uma resposta inflamatória, limitando ou mesmo parando a invasão bacteriana. Para realizarem a fagocitose, os fagócitos emitem prolongamentos citoplasmáticos- os pseudópodes. Resulta também dos agentes ...
e-portefoliobio.blogspot.com
O Lado B, da Biologia: Imunização
http://e-portefoliobio.blogspot.com/2011/04/imunizacao.html
O Lado B, da Biologia. Sexta-feira, 8 de abril de 2011. É a infecção de um agente patogénico com activação dos linfócitos B. Imunidade activa artificial :. Activação de linfócitos B por contacto com o antigénio presentes nas vacinas. Anticorpos presentes no leite materno. Anticorpos presentes em soros extraídos de outros indivíduos. Introdução de antigénios nos organismos , com o objectivo de estimular os linfócitos B e adquirir memória imunitária. Enviar a mensagem por e-mail. Dê a sua opinião!
bio-eportefolio.blogspot.com
Biologia para todos: Memória imunitária e Imunização
http://bio-eportefolio.blogspot.com/2011/04/memoria-imunitaria-e-imunizacao.html
Número total de visualizações de página. Domingo, 10 de abril de 2011. Memória imunitária e Imunização. Quando os linfócitos B ou T são expostos a um antigénio e é desencadeada a sua activação, originam-se células efectoras e células-memória. Esta resposta é designada por resposta imunitária primária. Se o indivíduo voltar a ser exposto ao mesmo antigénio, verifica-se uma resposta imunitária secundária. Que é mais rápida, mais intensa e mais prolongada. Esta é específica para um determinado antigénio.
bio-eportefolio.blogspot.com
Biologia para todos: Terapia Genética
http://bio-eportefolio.blogspot.com/2011/04/terapia-genetica.html
Número total de visualizações de página. Sábado, 9 de abril de 2011. A Terapia Genética é a inserção de genes nas células e tecidos de um indivíduo para o tratamento de uma doença, principalmente de doenças hereditárias. Enviar a mensagem por e-mail. Dê a sua opinião! Subscrever: Enviar comentários (Atom). A minha Lista de blogues. Comer «macacos do nariz pode estimular o sistema imunitário. O portal do mundo biológico. Um pouco de Biologia. Santa e Feliz Páscoa. O lado B, da Biologia. Mendel e a ervilha.