verveliteraria.blogspot.com
Verve Literária: LUGAR-COMUM
http://verveliteraria.blogspot.com/2009/09/lugar-comum.html
Postado por Marconi Almeida. ARQUÉTIPO; ASQUEMATISTO; CATACRESE; EXEMPLUM; Imagem; SLOGAN; TOPOS; TRUISMO. Bib: Christian Plantin: Lieux communs, topoi, stéréotypes, clichés (1993); D. G. Brassart: “Stéréotype/Prototype/ Modèle”, Recherches, 10 (Stéréotypes) (1989); David Galef: “What a Cliché! 8221;, ETC, 51, 3 (1994); Songnian Wang: “A Pragmatic Study of Clichés”, Waiguoyn, 3, 79 (1992). Este blog é uma vergonha académica! 6 de abril de 2010 15:39. Assinar: Postar comentários (Atom). PRA QUE VOS QUERO?
verveliteraria.blogspot.com
Verve Literária: Licença poética
http://verveliteraria.blogspot.com/2009/09/licenca-poetica.html
Postado por Marconi Almeida. Bib: Marjorie Perloff: Poetic License: Essays on Modernist and Postmodernist Lyric (1990). Este blog é uma vergonha académica! Vive do plágio descarado. Já era tempo de terminar com o copy/paste dos verbetes do meu dicionário http:/ www2.fcsh.unl.pt/edtl, sem nunca citar a fonte e abusar do trabalho alheio. 6 de abril de 2010 15:38. Assinar: Postar comentários (Atom). Literatura: conceituar é definir? A meta do poeta: Metáfora. Série Contos: O relógio de ouro, Machado de Assis.
inspiracaoliteraria.blogspot.com
Inspiração Literária: O QUE É POESIA: Considerações sobre o fazer poético
http://inspiracaoliteraria.blogspot.com/2010/03/o-que-e-poesia-consideracoes-sobre-o.html
Anúncio provido pelo BuscaPé. O QUE É POESIA: Considerações sobre o fazer poético. Segunda-feira, 8 de março de 2010. Afinal, o que é poesia? Disponho-me neste curto estudo, a tentar explicar o fenômeno poético - e consequentemente literário como um todo - buscando justamente elucidar essa dúvida tão comum a tantos estudantes e ao público em geral. Caso essa opinião fosse verdadeira,. Escrever este texto em versos. Já garantiria a existência. Cremos que o melhor modo de respondê-la é começar mostrando o ...
inspiracaoliteraria.blogspot.com
Inspiração Literária: Janeiro 2010
http://inspiracaoliteraria.blogspot.com/2010_01_01_archive.html
Anúncio provido pelo BuscaPé. Sábado, 30 de janeiro de 2010. Bib: M. Riffaterre: Essais de stylistique structurale (1971). Marcadores: LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA. Sexta-feira, 29 de janeiro de 2010. Alegoria; comparação; IMAGEM; metáforA; Símile. Quinta-feira, 28 de janeiro de 2010. Na gramática gerativa (ou generativa), o léxico tem um lugar de destaque, pois abrange a componente que contém todas as propriedades estruturais dos itens lexicais, isto é, a especificação morfofonológica, os traços sint...
inspiracaoliteraria.blogspot.com
Inspiração Literária: Março 2010
http://inspiracaoliteraria.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Anúncio provido pelo BuscaPé. Quarta-feira, 10 de março de 2010. A teoria da literatura tem como objeto do seu estudo, o que foi denominado por Roman Jakobson de literariedade. Esse conceito caracteriza o que torna diferente um texto literário de um texto de literatura (lato sensu). Note a transcrição abaixo:. O sol poente desatava, longa, a sua sombra pelo chão, e protegido por ela - braços largamente abertos, face volvida para os céus, - um soldado descansava. Descansava. havia três meses. No passado, ...
verveliteraria.blogspot.com
Verve Literária: Não deixe o amor passar
http://verveliteraria.blogspot.com/2009/09/nao-deixe-o-amor-passar.html
Não deixe o amor passar. Postado por Marconi Almeida. Carlos Drummond de Andrade. Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Assinar: Postar comentários (Atom). Literatura: conceituar é definir? A meta do poeta: Metáfora.
verveliteraria.blogspot.com
Verve Literária: DIEGESE
http://verveliteraria.blogspot.com/2009/09/diegese.html
Postado por Marconi Almeida. Conforme o narrador se posiciona na diegese assim recebe diferentes designações: homodiegético (se for uma personagem participante na história que narra); heterodiegético (se não for participante numa história narrada); autodiegético (se se tratar da narração do próprio protagonista da história). FABULA; INTRIGA; NARRATOLOGIA; NÍVEL; PLOT; récit. Este blog é uma vergonha académica! 6 de abril de 2010 15:39. Assinar: Postar comentários (Atom). Literatura: conceituar é definir?
verveliteraria.blogspot.com
Verve Literária: Imprimatur
http://verveliteraria.blogspot.com/2009/09/imprimatur.html
Postado por Marconi Almeida. Este blog é uma vergonha académica! Vive do plágio descarado. Já era tempo de terminar com o copy/paste dos verbetes do meu dicionário http:/ www2.fcsh.unl.pt/edtl, sem nunca citar a fonte e abusar do trabalho alheio. Se o não fizer, serei obrigado a denunciar este blog como uma fraude e solicitar ao Blogger que o encerre. Se apagar este comentário, procederei de imediato a sua denúncia. 6 de abril de 2010 15:39. Assinar: Postar comentários (Atom). A meta do poeta: Metáfora.
verveliteraria.blogspot.com
Verve Literária: ULTRA-ROMANTISMO
http://verveliteraria.blogspot.com/2009/09/ultra-romantismo.html
Postado por Marconi Almeida. Maria Leonor Machado de Sousa. Este blog é uma vergonha académica! Vive do plágio descarado. Já era tempo de terminar com o copy/paste dos verbetes do meu dicionário http:/ www2.fcsh.unl.pt/edtl, sem nunca citar a fonte e abusar do trabalho alheio. Se o não fizer, serei obrigado a denunciar este blog como uma fraude e solicitar ao Blogger que o encerre. Se apagar este comentário, procederei de imediato a sua denúncia. 6 de abril de 2010 15:38. Literatura: conceituar é definir?