testesdeportugues.blogspot.com
Testes de Português: Absurdo e burocracia
http://testesdeportugues.blogspot.com/2012/12/absurdo-e-burocracia.html
Do 7º ao 12º ano. As autoridades justificavam-se: circunstâncias burocráticas, diziam, falhas de comunicação ainda não corrigidas. Um funcionário das Finanças veio à televisão escla-recer que o dinheiro dos contribuintes não podia ser delapidado à toa, e que, portanto, seriam necessários orçamentos de três empresas do ramo para a execução de novos sinais. Só assim, concluiu, se podem evitar os abusos e os nepotismos. No dia seguinte, os jornais publicaram as fotografias: última fotografia do carro; segun...
testesdeportugues.blogspot.com
Testes de Português: Março 2012
http://testesdeportugues.blogspot.com/2012_03_01_archive.html
Do 7º ao 12º ano. Uma Argola no Umbigo, de Alexandre Honrado. Este texto figura na contracapa do livro Uma Argola no Umbig. O, de Alexandre Honrado. Serve, portanto, para informar o eventual leitor, neste caso adolescente, exigindo formas específicas de ser cativado. 1 Mostra que este comentário está elaborado de uma forma simplificada. 2 Qual o processo mais evidente a que se recorre para atrair os jovens adolescentes? Ver o meu perfil completo. Uma Argola no Umbigo, de Alexandre Honrado. A Menina do Mar.
testesdeportugues.blogspot.com
Testes de Português: Outubro 2012
http://testesdeportugues.blogspot.com/2012_10_01_archive.html
Do 7º ao 12º ano. Havia na casa da tia Hermengarda um quadro deslumbrante. Ficava ao cimo das escadas, à entrada do corredor que dava para os quartos de dormir. Mesmo assim, rodeado de som-bras, irradiava uma luz que só podia vir de dentro da dama do retrato. (.). Mas havia um mistério. Ninguém me dizia quem era a senhora do retrato. Arminda, a criada velha, benzia-se quando passava diante do quadro. Às vezes fazia figas e estranhos sinais de esconjuração. (.). Ninguém acreditou na Arminda, que estava um...
ciberauladorafael.wordpress.com
Museu RTP | apoio às aulas de PORTUGUÊS
https://ciberauladorafael.wordpress.com/2009/07/12/museu-rtp
Apoio às aulas de PORTUGUÊS. Espaço dos Alunos do prof. Rafael. Para se poder ver o passado. É mesmo espectacular: http:/ museu.rtp.pt/#/pt/programas tv. Laquo; Pedro Martim. É o Memorial do Convento Difícil? Deixe uma Resposta Cancelar resposta. Insira aqui o seu comentário. Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:. O endereço nunca será tornado público). Está a comentar usando a sua conta WordPress.com ( Terminar Sessão. Notificar-me de novos comentários via e-mail.
ciberauladorafael.wordpress.com
Português | apoio às aulas de PORTUGUÊS
https://ciberauladorafael.wordpress.com/portugues
Apoio às aulas de PORTUGUÊS. Espaço dos Alunos do prof. Rafael. Programa – Ensino Secundário (10.º / 11.º / 12.º). Conselhos de Análise Textual. Teste Diagnóstico Nº 1. Teste Diagnóstico Nº 2. Classificação de Palavras Quanto à Acentuação. Ficha de Trabalho – Plurais. Ficha de Trabalho – Advérbios. Ficha de Trabalho – Advérbios e Locuções Adverbiais. Figuras de Estilo – Ficha Informativa. Teste Carta Tópicos de Correcção. Teste Declaração Direitos da Criança. Teste A Consequência dos Semáforos. DGRHE ...
ciberauladorafael.wordpress.com
Regresso | apoio às aulas de PORTUGUÊS
https://ciberauladorafael.wordpress.com/2009/09/28/regresso
Apoio às aulas de PORTUGUÊS. Espaço dos Alunos do prof. Rafael. É um regresso um pouco tardia, mas mais vale tarde que nunca! Após o rescaldo das Eleições Legislativas e das apresentações feitas aos novos alunos (este ano numa nova escola), eis que estamos de regresso. Espero que todos saibam aproveitar bem este espaço e retirar partido dele. Nos próximos dias poderão assistir a mais actualizações no blog. Bom Ano Lectivo para todos os alunos. Categorias : Ano Lectivo 09/10. Insira aqui o seu comentário.
ciberauladorafael.wordpress.com
Downloads | apoio às aulas de PORTUGUÊS
https://ciberauladorafael.wordpress.com/documentos-modelo
Apoio às aulas de PORTUGUÊS. Espaço dos Alunos do prof. Rafael. Mensagem de Regresso às Aulas. Última Actualização: 05/07/2009 às 19:38h. Deixe uma Resposta Cancelar resposta. Insira aqui o seu comentário. Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:. O endereço nunca será tornado público). Está a comentar usando a sua conta WordPress.com ( Terminar Sessão. Está a comentar usando a sua conta Twitter ( Terminar Sessão. Está a comentar usando a sua conta Google ( Terminar Sessão.
ciberauladorafael.wordpress.com
Concursos de Professores | apoio às aulas de PORTUGUÊS
https://ciberauladorafael.wordpress.com/concursos-de-professores
Apoio às aulas de PORTUGUÊS. Espaço dos Alunos do prof. Rafael. Links de Acesso Rápido às Listas de Colocação –. Aplicação Consulta de Candidatura. DGRHE – Listas de Colocação e Não Colocação. Listas de Colocação e Não Colocação (Concurso Escolas Prioritárias). Link para o Aviso de Publicação em Diário da República das listas do concurso . Última Actualização: 06/07/2009 às 21:23h. Deixe uma Resposta Cancelar resposta. Insira aqui o seu comentário. O endereço nunca será tornado público).
ciberauladorafael.wordpress.com
Reflexão | apoio às aulas de PORTUGUÊS
https://ciberauladorafael.wordpress.com/2009/07/15/para-pensar
Apoio às aulas de PORTUGUÊS. Espaço dos Alunos do prof. Rafael. A literatura de Portugal distingue-se pela riqueza e variedade da sua poesia lírica que a tem caracterizado, desde o início, pela sua riqueza em escrita histórica e pela sua relativa delicadeza nos dramas, biografias e ensaios. “. Laquo; É o Memorial do Convento Difícil? Deixe uma Resposta Cancelar resposta. Insira aqui o seu comentário. Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:. Apoio às aulas de PORTUGUÊS.
testesdeportugues.blogspot.com
Testes de Português: Maio 2012
http://testesdeportugues.blogspot.com/2012_05_01_archive.html
Do 7º ao 12º ano. Enquanto se come não se lê o jornal." Luísa diz isto todos os dias, João faz "hum. hum." com a boca cheia. Mais nada. Mas hoje interroga-se: está a ler o jornal enquanto come ou está a comer enquanto lê o jornal? Faz a sua diferença. Quando se concentra no que lê, apercebe-se sequer do paladar daquilo que mastiga? Quando saboreia com gosto o que come, não lhe foge a atenção daquilo que lê? Bom, um dia destes há-de pôr em pratos limpos essa grave questão da dependência dos sentidos.